Trabalho na Australia

O Estudante

De acordo com o Departmento de imigração da Austrália, portadores do visto de estudante podem trabalhar 40 horas por quinzena enquanto o curso estiver em sessão, e horas ilimitadas quando não estiver.

Estudantes não podem trabalhar até que tenham iniciado oficialmente o curso na Austrália. Quando o trabalho seja requerimento obrigatório do curso (por exemplo, através de estágios obrigatórios), não é considerado como parte dessas 40 horas quinzenais.

O trabalho voluntário não remunerado,  também não está incluso nas 40 horas quinzenais caso  seja: para um benefício da comunidade, de uma organização sem fins lucrativos, e genuinamente voluntário (isto é, que não são pago em forma de dinheiro ou outra forma). Note que: se o trabalho voluntário poderia ter sido efetuado por um residente australiano, que teria recebido um salário, então é considerado ser parte das 40 horas quinzenais.

Se você é um estudante de pesquisa de pós-graduação, após iniciar o seu masters por pesquisa ou doutorado na Austrália, não há limite para o numero de horas que poderá trabalhar


Os familiares do estudante

Membros da familia do estudante (exemplo, conjuges dependentes)  não devem começar a trabalhar até que o estudante tenha iniciado o curso na Austrália. Após iniciar, membros da família podem trabalhar até 40 horas por quinzena em todos os momentos , a menos que o estudante inicie um curso para um mestrado ou doutorado. Neste caso, não há limite para o número de horas que um membro da família pode trabalhar.


O turista

Simples, portadores de visto de turista não podem trabalhar na Austrália!


Tax File Number (TFN) e Australian Business Number (ABN)

O tax file number (TFN) é um numero de registro para que empregadores possam te pagar como funcionário daquela empresa. Trata-se de um número, como um identificador exclusivo emitido pelo Australian Taxation Office (ATO) para cada contribuinte fiscal. O tax file number só pode ser solicitado após chegar na Austrália. Não há como solicitar enquanto estiver no Brasil

O Australian Business Number  (ABN) é usado para prestadores de serviço, e empresas. Também trata-se de um número único de 11 dígitos que identifica sua empresa para o governo e a comunidade. Um ABN não substitui seu TFN, mas é usado para vários fins de imposto e outros negócios. Apenas é possível solicitar um ABN depois do TFN, ou seja, para solicitar um ABN é necessário ter o TFN.

A todos os clientes AWI, oferecemos assessoria gratuita com o processo de ambos TFN e ABN


A oferta

A oferta de emprego na Austrália é consideravelmente muito maior que o Brasil.Falta mão de obra em vários setores e a taxa de desemprego é muito baixa.
O estudante brasieliro que for a luta e decidir trabalhar na Austrália irá encontrar um emprego, claro que tudo irá depender da força de vontade , disposição e nível de inglês. Não espere o emprego cair do céu, vá a luta, entregue seu curriculo em diversos estabelcimentos, veja os anúncios semanais dos jornais locais e fique atenado com as ofertas. Lembre-se que trabalhar na Austrália pode ser uma experiência única, você irá fazer amigos, adquirir experiência, além de ser um grande fator na ajuda com o aprendizado do inglês.


O CV

A montagem de um bom e apresentável “Resume” é muito importante para quem pretende trabalhar na Austrália. Tente ser claro, simples e objetivo. Todo o seu curriculo deverá ser montado em inglês. Curriculos maiores que 3 páginas podem ficar muito carregados. Monte uma carta de apresentação dizendo um pouquinho sobre seu perfil (por exemplo, suas qualidades, diferencial e o porque você se considera importante para o cargo/empresa) Esta carta de apresentação geralmente fica na primeira página, simples e curta abaixo dos seus dados. Coloque também para qual cargo você está interessado (por exemplo, cargo de ajudante de cozinha) É importante estabelecer sua disponibilidade para o trabalho, ou seja, você deverá estar citando se você pretende trabalhar apenas aos finais de semana ou se você está disponível todos os dias e quais os horários.
A Agent Australia oferece modelos de curriculo para os clientes e suporte na montagem do curriculo


A procura

Distribua seu curriculo nos estabelecimentos próximos a sua residência, escola ou via online  através de ofertas. Não fique parado e não desista apenas porque um amigo não está conseguindo emprego. Quanto mais você distribuir o seu curriculo maior serão suas changes de achar um emprego. A maioria dos estudantes encontram emprego nos 3 primeiros meses de Austrália, podendo variar. As áreas são principalmente de hospitalidade (empregos como garçon/garçonete, ajudante de cozinha, limpeza)


A entrevista

Após a distribuição do seu “resume” é esperado que você receba ligações para uma entrevista ou  “trial”. Seja pontual, tente se comunicar o melhor possível mas não se preocupe com a fluência do seu inglês. Mostre-se interessado e disponível. Alguns empregadores podem pedir que você faça um “treino” de algumas horas para classificar sua qualificação ao trabalho. Este treino  por lei não precisa ser remunerado, então não espere receber dinheiro com isto.