Como Renovar seu Passaporte na Austrália?

A AWI vem através desse post te dar uma forcinha, e ajudar com a resposta de: “Como conseguir um novo passaporte brasileiro na Austrália?

As informações abaixo foram escritas com base nas informações fornecidas pelo Itamaraty na Austrália, e também com base na minha própria experiência por já ter feito esse processo pelo menos 3 vezes na Austrália…rs. De tempo a tempo o itamaraty faz certas mudanças de documentos que solicitam ou a maneira como solicitam, então vale sempre a pena checar o site direto do Itamaraty AQUI

Tem até um link com um tutorial feito pelo consulado, que pode melhor esclarecer suas dúvidas.

  • Acredito que a primeira informação que você precisa saber, é que dá para fazer tudo pelo Correio. O Itamaraty (Consulado Brasileiro na Austrália) fica localizado em Sydney, mas se você mora em outro local da Austrália, então será feito pelo correio mesmo (não existe necessidade de ir até lá pessoal).
  • Step 2: Veja neste link  todos os documentos necessários enviar para a renovação. Não tem muito segredo na lista.

O Itamaraty divulgou que: “Visando agilizar o processamento dos requerimentos, somente serão processados pedidos de passaporte e de vistos para os quais tenha sido realizado o envio prévio (“upload”) de fotografia, assinatura e demais documentos pertinentes quando do preenchimento do formulário eletrônico. Os documentos originais, no entanto, devem continuar sendo apresentados em sua forma física, quando da solicitação do serviço consular, para conferência”

  • As fotos você pode tirar no correio – Australia Post, informando o pessoal do correio que precisa de uma foto “Australian Passport Size”. Pode ser engraçado que eles solicitem que na foto apareça as orelhas, eu já mandei sem aparecer e não tive problemas. Mas para evitar problemas, não faça o que fiz, faça o que é recomendado…haha
  • O pagamento do novo passaporte é feito através de Money Order, que também é feito no correio. Money Order é como um “cheque”, que vai nominal ao “Consulate – General of Brazil” e apenas eles podem sacar esse dinheiro. Você paga ao correio, e eles emitem esse “cheque”- Money Order para você, irão te perguntar para quem quer pagar, é só dizer para o “Consulate – General of Brazil” (leva escrito, que é mais fácil). Atualmente o valor está em torno de AU$216 pelo passaporte + em torno de AU$9,00 pela transação (confirme com o consulado o valor do passporte sempre)
  • Não se esqueça que se você estiver enviando pelo correio será necessário envelope seguro – Registered/Express Post. No correio compre 2 envelopes, pois você precisará já pagar um envelope para que o consulado te enviar o novo passaporte. Coloque dentro do envelope o recibo do money order, todos os outros documentos e o envelope extra.  Se estiver entregando a documentação pessoalmente, você tem que agendar um horário no itamaraty (não adianta tentar ir sem agendamento).

O Itamaraty sempre respondeu todas as minhas dúvidas por email, e em sua maioria das vezes responderam dentro de um prazo ideal. Não sei se sou “sortuda”mas nunca tive muitos problemas. O email deles é: passaporte.sydney@itamaraty.gov.br. Se você tiver qualquer dúvida dos docs, dá um alozinho a eles.

Algumas dicas: 

O seu passaporte brasileiro na Austrália é o documento mais importante que você como estrangeiro pode ter. Então, faça uma cópia autenticada no JP “Justice of the Peace” , para ter sempre guardada contigo durante o periodo que estiver na Austrália. A autenticação na Austrália, de qualquer documento é feita gratuitamente (olha que maravilha!), por pessoas que trabalham voluntariamente em diversos locais (exemplo principais grandes shoppings das cidades). Procure o Justice of Peace na sua região no google que tenho que certeza que irá encontrar. Faça uma cópia do passaporte, leve o original ao JP e eles assinam autenticando.

IMPORTANTE: Quando você receber o seu passaporte novo, informe seu agente/agência. Isso porque o seu visto (seja ele qual for na Austrália) é linkado com as informações do passaporte do qual você tinha quando fez a solicitação do mesmo. Seu agente precisará atualizar suas informações com o Departamento de Imigração.

 Qualquer outra dica que seja importante, estarei atualizando por aqui.

I hope this helps!