Perguntas frequentes

Preparamos algumas das dúvidas mais comuns dos nossos estudantes na Austrália. Envie sua pergunta para a gente, ficaremos feliz em responder e adicionar a nossa lista


Vistos

O que é renovar um visto de estudante dentro da Austrália?

O termo “renovar” o visto é usado erradamente. Se você planeja continuar estudante na Austrália, você deve solicitar um novo visto de estudante. O processo é feito na integra, não se trata apenas de uma extensão.

Solicitar um visto de estudante dentro da Australia, pode?

Primeiramente verifique se existe possibilidade. Alguns estudantes possuem certas condições impostas no visto atual aonde a imigração da Austrália não permite que a solicitação de um novo visto seja feita dentro da Austrália (onshore). Essas condição é chamada ‘no further stay condition’, e está visível na carta de aprovação do visto junto com todas as condições gerais. Por exemplo, a condição 8534, não permite que o estudante solicite um novo visto dentro da Austrália (onshore). Para verificar as regras do seu visto de estudante, você pode também acessar o link com os seus dados: http://www.immi.gov.au/Services/Pages/vevo/vevo-overview.aspx

O meu visto acabou de vencer, e eu não dei entrada com nenhum outro pedido de visto. E agora?

Você está atualmente ilegal na Austrália. Com isso, você deve ir ao Departamento de  Imigração mais próximo, o mais breve possível informar o seu caso. Eles irão te orientar o como proceder com um visto temporário e maiores informações sobre o seu caso e situação consular em especifico.


Trabalho

Quais são os trabalhos mais comuns que um estudante pode encontrar na Austrália?

O estudante deve procurar um trabalho que possibilite a conciliação dos estudos, nao interferindo nos horarios de aulas. Os melhores lugares para procurar emprego são em lojas, pubs, cafés, restaurantes e hotéis, aonde o estudante poderá trabalhar de garçom, ajudante de cozinha, limpeza, etc. Para isso é necessário uma boa apresentação do “resume” (Currículo). São diversas as oportunidades de emprego na Austrália. Caso você não tenha um inglês fluente, não se iluda que irá encontrar um emprego em sua área de atuação no Brasil.

Preciso de inglês para conseguir um emprego no exterior?

Sim e Não…A maioria dos empregadores estão acostumados com funcionários que não possuem o domínio do inglês fluente. Você precisa essencialmente mostrar dedicação e empenho. Claro que em certos casos e para certos empregos específicos será necessário o conhecimento prévio da língua inglesa, principalmente em todos os empregados relacionados ao atendimento ao público. Conforme seu inglês melhorar no exterior, melhores serão as oportunidades de trabalho.

Tenho o ABN e o TAX FILE Number. Posso trabalhar usando os 2?

Sim, porém lembre-se das regras do visto de estudante com relação a trabalho.

Posso trabalhar antes do meu curso iniciar?

Não. Portadores do visto de estudante apenas podem trabalhar na Austrália após o curso ter iniciado, a data de inicio fica de acordo com o seu COE – Confirmation of Enrolment.


Cursos

Quando as aulas começam?

A data de início das aulas para cursos de inglês ocorre toda segunda – feira do mês, enquanto para cursos técnicos e Universitários estas datas são especificadas e pré-definidas pelas intituições de ensino. Consulte a AWI.

Fazendo um cursos de inglês, receberei um certificado ao término do curso?

Sim, as instituições educacionais na Austrália, após o término com êxito do curso, emitem certificados aos estudantes. Isso vale para todos os tipos de cursos.

O que é o IELTS/CAMBRIDGE OU TOFEL?

São provas de avaliação de inglês (provas de proficiência) baseada em escrita, fala, audição e leitura exigida pela maioria das instituições Universitárias e técnicas para aprovação de matrícula de alunos internacionais. Certos empregos e certos vistos para a Austrália também exigem que o candidato apresente essa prova de proficiência de inglês.

Planejo continuar estudando na Austrália após o termino do meu curso atual, e solicitar um novo visto. Quanto tempo poderei ficar sem estudar?

Um estudante pode permanecer dentro da Austrália, sem estudar, um periodo máximo de 8 semanas.

Preciso renovar meu curso na mesma escola que estou estudando?

Não. Você pode estudar em qualquer outra escola, e existem diversos pacotes e escolas na Austrália. Caso queira algumas cotações sem compromisso, converse com a AWI: atendimento@agentworld.com.br

Posso me matricular em duas escolas ao mesmo tempo?

Sim, não existe problema algum em se matricular no visto de estudante em duas escolas diferentes ou mais, e enviar as confirmações de matricula (COE – Confirmation of Enrolment), ao Departamento de Imigração de diferentes instituições educacionais, assim solicitando apenas 1 visto de estudante por todo o período de estudo. Muitos estudantes optam por estudar em duas escolas diferentes simplesmente porque nem todas as escolas oferecem o mesmo curso. Então, tudo bem!

Qual a diferença de um curso de inglês geral e um curso de inglês técnico?

Algumas escolas na Austrália oferecem cursos técnicos de proficiência de inglês, chamados Certificates of English Proficiency, ou Certificates of Spoken and Written English. Esses cursos são mais recomendados e indicados apenas a quem já possui conhecimento de inglês, e para quem já está na Austrália planejando continuar estudante inglês. Os cursos técnicos de inglês tem duração especificada, e não é possível comprar o curso por semana, como é feito com os cursos de inglês geral (ELICOS)


ESCOLAS

Já estou com o visto aprovado, já iniciei meu curso mas não gostei da minha escola. Posso trocar? 

Existem certas regras impostas pelo Departamento de Imigração com relação a troca do curso . Converse com a AWI para te ajudarmos com a melhor solução.

Estou estudando inglês geral, e minha escola está dizendo que minha attendance (frequência as aulas) está baixa e que irão cancelar meu curso. Eles podem?

Sim, a escola poderá cancelar sua matricula caso sua attendance esteja baixa e você não esteja frequentando as aulas, entregando seus trabalhos, e cumprindo com os deveres como estudante na Austrália. Lembre-se que o seu propósito do visto de estudante na Austrália é estudar.

Posso estudar em qualquer escola, em qualquer curso que encontrar na internet?

Não. Como estudante internacional, para que possa se candidatar ao visto de estudante é necessário que a escola/curso seja cadastrado CRICOS. Escolas e cursos que não são cadastrados CRICOS são oferecidos apenas a alunos domesticos (residentes ou cidadões australianos)


APRENDENDO O IDIOMA

Quanto tempo leva para aprender o idioma do país que estou indo viajar?

Depende de cada um e do nível de conhecimento que o aluno já possui. Muitos demoram 3 meses para aprender até um nível intermediário e outros podem demorar mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s